4 erros de marketing de conteúdo a evitar (a menos que você queira desperdiçar milhares de dólares ou reais né…)

nov 10, 2021 Diversos
erros

Por: Adriana Tica

O marketing de conteúdo funciona. Todas as estatísticas dizem a mesma coisa: o marketing de conteúdo tem um ROI incrível: 72% dos profissionais de marketing dizem que os ajudou a obter mais leads.

E por que não seria assim? 42,7% das pessoas usam software de bloqueio de anúncios, então a única maneira de chegar até eles é por meio do conteúdo. Não usar marketing de conteúdo em sua estratégia é o primeiro erro.

Supondo que você o esteja usando (parabéns!), Vamos ver quais outras armadilhas você pode evitar e como pode melhorar seu ROI de marketing de conteúdo:

1. Você não usa dados para alimentar sua estratégia de marketing de conteúdo

A maioria das estratégias de marketing de conteúdo não são, de fato, estratégias. É apenas uma ou mais pessoas debatendo ideias sobre o que parece funcionar para seu blog.

O brainstorming de ideias sem uma base de dados é excelente para quando você estiver tentando decidir onde acampar com seus amigos. Mas não quando você espera resultados reais do esforço que faz.

Em vez de um brainstorming “frio”, pegue emprestado algumas ideias que minha agência de marketing de conteúdo usa para nossos clientes:

  • Encontre lacunas de palavras-chave usando o Google Search Console
  • Analise constantemente o sucesso do seu conteúdo: o que funcionou e o que não funcionou? Quais são os tipos de conteúdo que trouxeram mais leads? Como você pode replicar isso?
  • Encontre oportunidades analisando a estratégia dos concorrentes: o que funciona para eles e o que não funciona? Que tópicos poderiam ser melhor explorados do que eles?
  • Olhe para o alinhamento entre os objetivos de negócio do cliente e oportunidades de marketing de conteúdo: o que tópicos serviria ambos os objetivos do cliente e necessidade do leitor para obter informações?

Os dados estão em toda parte. Tudo que você precisa é de uma ferramenta de análise decente (e existem dezenas delas, tanto pagas quanto gratuitas) e uma mentalidade orientada a objetivos para analisar esses dados e transformá-los em percepções acionáveis.

2. Você Ignora SEO

O SEO pode não estar no topo de sua lista de prioridades. Você pode ter encontrado outra maneira de atrair leads por meio do marketing de conteúdo e isso é perfeitamente normal. Mas eu recomendo que você não ignore isso completamente.

O SEO pode ter um ROI de até 1.381% (!), Dependendo do setor em que você está. Portanto, mesmo que você não obtenha o tratamento completo de SEO para o seu site, pelo menos tente:

  • Encontre uma palavra-chave para cada conteúdo que publicar e otimize para isso.
  • Fique de olho em seus rankings e estatísticas para ver como seu SEO está evoluindo.
  • Nunca ignore as melhores práticas de SEO .

3. Você não monitora o desempenho do marketing de conteúdo

Você publicou quatro postagens de blog e um white paper. Você recebeu novas pistas nas semanas seguintes. Parabéns!

Mas de onde vieram exatamente essas ligações Qual das postagens do seu blog teve mais sucesso em atraí-los? Ou foi o white paper? Qual postagem do blog não deu certo e trouxe zero leads e apenas uma dúzia de acessos?

A menos que responda a essas perguntas, você nunca encontrará a fórmula que funciona para você. A simples publicação de novos conteúdos sem um motivo, resultará apenas no desperdício de milhares de dólares.

Um bom conteúdo é caro, quer você o crie internamente ou o terceirize para uma agência ou um freelancer. Artigos de US $ 5 são irrelevantes hoje, portanto, se você realmente deseja resultados, esteja preparado para investir pelo menos algumas centenas em cada conteúdo.

Observação: eu disse investir , não gastar ou desperdiçar. Isso significa que você deve esperar resultados. Só porque um conteúdo é caro, não significa que trará resultados. Muitas vezes, a peça em si pode ser ótima, mas simplesmente não se alinha bem com seus objetivos.

É por isso que você deve medir tudo o que publica. Defina metas no Google Analytics. Monitore essas métricas semanalmente. Volte para a prancheta de desenho quando não obtiver os resultados desejados. Enxague e repita.

4. Você não confunde

Você pode ter encontrado uma fórmula que funciona. Mas mesmo que um determinado tipo de postagem de blog funcione por um tempo, isso não significa que funcionará para sempre. As pessoas ficam entediadas, suas necessidades mudam e suas preferências evoluem.

Além disso, se você ficar preso a um único tipo de conteúdo, como saberá que não está perdendo uma opção ainda melhor? A maioria dos profissionais de marketing (inclusive eu!) Acredita em conteúdo perene. É o tipo de conteúdo que traz a você mais tráfego e mais leads ao longo do tempo. É um investimento que continua dando.

Mas isso não significa que você não deve publicar estudos de caso ou artigos sobre desenvolvimentos recentes em seu setor. Claro, eles podem ficar obsoletos depois de um tempo, mas eles vão mostrar aos seus leitores que você está conectado a tudo o que acontece em seu setor e que você pode ficar à frente das tendências.

Pronto para levar seu marketing de conteúdo para o próximo nível? Nós podemos ajudar! Confira nossos estudos de caso para ver como ajudamos outras empresas a atingir seus objetivos e vamos conversar!

Espiaaqui

Agência Digital criada para a integração de venda, licenciamento de produtos digitais, publicização e criação de conteúdo de interesse de clientes, além de serviços de criação de vídeos e post's para redes sociais e ADS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.